fichamento os gregos
FMU – HISTÓRIA
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 5 DO LIVRO
“OS GREGOS, OS HISTORIADORES, A DEMOCRACIA
O GRANDE DESVIO”
ANA PAULA M. P. LEITE
-SÃO PAULO-
-2013-
ANA PAULA M.P.LEITE
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 5 DO LIVRO
“OS GREGOS, OS HISTORIADORES, A DEMOCRACIA
O GRANDE DESVIO “
Trabalho solicitado pelo Professor André Oliva Teixeira mendes na disciplina de História Antiga do 2º Semestre de 2013
-SÃO PAULO-
-2013-
Pierre Emmanuel Vida –Naquet (Paris, 23 de julho de 1930;29 de julho de 2006) foi um Historiador, Professor da Ecole des Haustes Etudes en Sciences Sociales, Diretor do Centre Louis Gernet, fundado por Jean Pierre-Vernant. Intelectual de renome internacional é autor de numerosas obras sobre a Grécia Antiga e sobre História Contemporânea. Especialista em História da Grécia, era filho de Judeus massacrados pelos nazistas e desde cedo engajou-se na denúncia de todo esforço para minimizar o holocausto.
O autor neste texto confronta a democracia clássica com o ideário político dos intelectuais do século XVII e da Revolução Francesa, investiga também as diferenças entre os modelos ateniense e espartano de democracia.
Vidal-Naquet demonstra com presteza, não ser a História evidente já que um relato histórico pode ocasionar múltiplas interpretações. Instituições criadas em tempos mais remotos no corpo social podem ser lidas das mais variadas maneiras, caracterizando o que o autos chama como “o grande desvio “.
O objetivo do autor é analisar algumas abordagens historiográficas sobre a questão da instituição da polis grega e a formação do saber democrático político, para tanto, toma como referência alguns nomes conhecidos como Moses Finley, Fernand Braudel, Aristóteles, Polibio, Homero, Platão, Max Weber, Rousseau, Voltaire, Tucidides dentre outros.
Segundo o autor as cidades antigas nasceram a partir da reunião de uma série de famílias que possuíam divindades em comum