Break Bulk e Cross Dock trabalho Modal
Ellen Cristina Firmino Pereira............RA 915113667
Gláucio Silva Rodrigues.........................RA 3015101086
Leticia Cristina Gabriel.............................RA 315102910
Luciano Gusmão.......................................RA 315102733
Rosana Augusto da Silva Brito............RA 315111808
1.Quais as vantagens de usar o Break Bulk ou o Cross -Dock na consolidação de cargas?
Break Bulk e Cross-Dock
As operações de break bulk e cross-dock de cargas são similares às operações de consolidação, exceto pelo fato de que não existe estoque de produto.
Numa operação break bulk, são recebidas do fabricante quantidades para atender a diversos clientes, e essas quantidades são separadas e enviadas a clientes individuais. O deposito ou terminal de break bulk separa pedidos individuais e providencia entregas locais. Viagem de longa distancia, da fabrica para o deposito, são feitas sempre com grandes cargas, permitindo menores custos de transportes e rastreamento mais fácil.
O cross-dock também é similar, exceto pelo fato de envolver mais de um fabricante. As cadeias varejistas fazem intenso uso de cross-dock para repor estoque de alta rotação. Nesse caso, chegam carretas completas de produtos de vários fabricantes. À medida que os produtos são recebidos, são separados por cliente, se já etiquetados, ou destinados aos clientes, caso não estejam etiquetados. Os produtos são, então, literalmente movimentados de uma plataforma a outra, para serem carregados em veículos que os levarão aos clientes. Os veículos são liberados a medida que são carregados com o sortimento de produtos, de vários fabricantes, desejado por cada cliente. As vantagens econômicas do cross-dock decorrem dos transportes de cargas completas, dos fabricantes para o deposito e do deposito para os varejistas; da redução de manuseio, pois os produtos não são estocados; e do uso mais eficiente da área de carregamento, já que os