historia urbanismo
Materia:Teoria e história do urbanismo
1. Introdução, Objetivo e justificativas
1.1. Introdução
Após a lenta queda do império romano a população dissemina-se então por toda a área rural, deixando de estar agrupada em grandes concentrações. Este fato faz com que, pouco a pouco, toda a terra seja cultivada, mudando e humanizando-se a paisagem.
Toda cultura europeia da idade media tem um acentuado caráter agrícola.
A cidade da época medieval só aparece em começos do século XI, e desenvolve-se principalmente nos século XII e XIII. Até esse momento, a organização feudal e agrária da sociedade domina completamente.
Com o desenvolvimento do comércio nos séculos XI e XII, vai-se constituindo uma sociedade burguesa que é composta não só por mercadores e viajantes, mas também por outra gente fixada permanentemente nos centros onde o trafico se desenvolve .Com isso, um numero cada vez maior de pessoas do meio rural que encontram ali um oficio e uma ocupação que, em muitos casos, os liberta da servidão do campo. Esta sociedade burguesa que, gradativamente, vai se desenvolvendo,é o estimulo da cidade medieval.
O Renascimento começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. A intenção dos renascentistas era superar a era medieval regressando a antiguidade clássica, porque esta representa para o renascentista um ideal inacessível e sempre válido. Paralelamente ao interesse pela civilização clássica, havia um menosprezo pela Idade Média, que era associada a expressões como"barbarismo", "ignorância", "escuridão", "gótico", "noite de mil anos" ou"sombrio" (Bernard Cottret) O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que sinalizam o fim da Idade Media e o inicio da era moderna. Apesar destas mudanças serem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e