Historia do urbanismo
NELES
A proximidade entre o mar e a montanha, característica do sítio da cidade do Rio de
Janeiro, produz belezas cênicas que encantam os cariocas e os viajantes. No entanto, essa proximidade é igualmente responsável por diversos problemas urbanos, enfrentados há tempos pelos habitantes do Rio.
Para o sítio urbano ser ocupado.... .Mar aterrado
.Montanha furada
.Morros arrasados
“O espaço é a acumulação desigual de tempos”.
(Milton Santos)
Reformulação paisagística do espaço urbano, melhorando o aspecto visual e favorecendo a circulação. Reformulação social e urbanística do espaço urbano, minimizando os problemas sócioespaciais.
arrasamento, temos: i) maior remuneração do capital imobiliário; ii) melhoria da circulação intra-urbana; iii) o adensamento populacional graças à verticalização; iv) criação de novas áreas de lazer; v) renovação do ambiente construído. refuncionalização, temos: i) a preservação da memória histórica e cultural dos espaços urbanos; ii) a diversificação da oferta de áreas de lazer e turismo; iii) permanência do sentimento de vizinhança; iv) a valorização de áreas urbanas pelo contraste entre o velho e o novo. Rio de Janeiro no século XIX
• Início de um processo de transformação radical na forma urbana da cidade, com o início da estrutura espacial estratificada.
• Até então...
– Pequena área ocupada
– Maioria de população escrava
– Classes sociais ocupando uma mesma área
– Falta de meios de transporte
Morro do Castelo
Morro de São Bento
Morro de Santo Antônio
Morro da Conceição
• 1808 a chegada da Família Real e o surgimento de novas necessidades na cidade:
– Chegada de uma classe consumista
– Facilitação de atividades: econômicas, políticas e ideológicas • 1822 independência política e início do reinado do café:
– Atração de trabalhadores
– Atração de capital estrangeiro setor público
(concessões)
• Separação espacial dos