Historia seculo XVIII
No seculo XVIII houve um crescimento demográfico, a revolução industrial, a ascensão da burguesia, o iluminismo e houve tambem criticas á sociedade de ordens e ao absolutismo.
2. Descreve o salão como o novo espaço de conforto, intimidade e sensibilidade.
O salão era de amplas dimensões, faustosamente decorado e mobilado. O salão era um local de reunião familiar, onde se recebiam as visitas mais solenes e onde se faziam banquetes e bailes.
3. Identifica o iluminismo como um movimento de rutura cultural, cientifica, social e politica.
O iluminismo foi uma corrente de renovação intelectual e cultural do século XVIII que acreditava no valor absoluto da razão. Os iluministas consideram que é a partir do exercício da Razão que o Homem se libertada da ignorância e das forças opressoras.
É deste modo que que o Homem consegue construir o progresso e o bem-estar das pessoas, conduzindo-as á felicidade, um direito natural de todos os Homens. Tinham, portanto, uma visão otimista do futuro.
4. Justifica a importância do pensamento dos filósofos iluministas para a sua época e para a posteridade.
5. Explica a importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadao.
A Declaração surge na sequencia do movimento revolucionário que se iniciou na tomada da Bastilha.
As ideias base eram a liberdade individual e a igualdade, significando assim o fim do antigo regime. A declaração defende ainda a soberania nacional, a liberdade de expressão e o pagamento de impostos para todos.
6. Localiza o movimento rococó no tempo e no espaço.
O Rococó nasceu em França na cidade de Paris por volta de 1715.
7. Identifica o Rococó como um movimento de rutura e de continuidade do Barroco.
Á imponência barroca, o Rococó impõe um estilo leve, elegante e refinado, com cores suaves, linhas delicadas, sinuosas, caprichosas e informais, mantendo assim o Barroco a procura de efeitos