historia Seculos XV a XVIII
A Expansão marítima
O Renascimento
A Reforma
O Absolutismo e o Mercantilismo
A Revolução Cientifica
A Colonização da América: Espanhola e Inglesa
A Colonização do Brasil: A organização politica e social; As principais atividades econômicas; a ação da igreja; a formação das fronteiras.
Séculos XVIII a XIX
A Revolução Industrial
O iluminismo
A Revolução Francesa
A Crise do Antigo Sistema Colonial da América
A Independência do Brasil
O Brasil Império: evolução econômica, politica e social.
EUA e América Latina no século XIX *
A expansão marítima
O mais notável resultado da economia mercantil foi à expansão marítima, que levou mercadores a percorrer todo planeta. Preocupada em desenvolver o comércio, buscando novas áreas para explorar e novas mercadorias para negociar, a burguesia europeia, devidamente amparada pelo Estado, na figura de seu principal aliado, que era o rei, cruzou os oceanos em uma das maiores aventuras humanos.
A expansão marítima foi um grande empreendimento econômico, político, social e militar e que envolveu grande volume de dinheiro. Sua realização somente foi possível graças à criação do Estado nacional e à aliança entre o rei e a burguesia. A centralização política promovida pelo Estado nacional permitiu que o rei contratasse toda a máquina estatal na criação de condições para o desenvolvimento tecnológico e para a separação de técnicos e navegadores aptos a concretizar a tarefa. O custo do projeto foi financiado pela burguesia, ou através dos impostos que os comerciantes pagavam ao Estado, derivados da atividade mercantil.
Mas não foram apenas os reis e os burgueses que tornaram possível a expansão pelos mares: uma grande parcela da sociedade foi convocada a contribuir com a empreitada. As viagens eram muito arriscadas, os naufrágios eram comuns, de tal forma que não havia certeza do retorno dos navegantes. A população pobre, da qual saíam os marinheiros que trabalhavam nas funções menos qualificadas, além de