informações e histórias, de grandes e renomados economistas do século XVIII
Este trabalho traz informações e histórias, de grandes e renomados economistas do século XVIII.
Ao decorrer do trabalho será apresentado sobre a história e a teoria dos autores Adam Smith, Thomas Robert Malthus, John Maynard Keynes, Karl Marx e também sobre as Escolas Pré-capitalistas, o Mercantilismo e a Economia Neoclássica.
Adam Smith criador do liberalismo econômico.
Thomas Robert Malthus criador da Teoria Malthusianismo.
John Maynard Keynes criador da economia keynesiana, também conhecida como economia mista.
Karl Marx criador do Marxismo.
No tópico Escolas Pré-capitalistas, exploraremos sobre Formação, Sistema e Ideias.
No mercantilismo como politica econômica e suas principais características.
E por fim, a Economia Neoclássica, conhecida como a grande mudança no pensamento econômico, seus grupos e influências.
Adam Smith
Adam Smith foi um filósofo e economista escocês do século XVIII. Nascido em 5 de junho de 1723, numa cidade escocesa de Kirkcaldy.
Adam Smith fez seus primeiros estudos em Kirkcaldy, ingressou aos 14 anos na universidade de Glasgow, onde se graduou em 1740 e estudou filosofia em Oxford com o ganho de bolsa de estudos.
Seis anos depois, retornou a Escócia e tornou-se conferencista público em Edimburgo. Foi reconhecido como filósofo e em 1751 lecionou na Universidade de Glasgow. Nessa época obteve relações com nobres e altos funcionários, passando a frequentar a alta sociedade de Glasgow e, em 1758, foi eleito reitor da Universidade de Glasgow.
Foi convidado para o cargo de tutor do duque de Buccleuch por intermédio do politico Charles Townshend. Em 1763 mudou-se pra França. Já em Paris, Adam frequentou os salões literários e travou contatos com os filósofos iluministas.
Em 1967, Adam retornou a Kirkcaldy, onde revisou sua célebre teoria econômica. Passou mais três anos em Londres, onde seu livro “Uma investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações” foi