historia moderna alema
Texto 1- DIPLOMACIA Kissinger, H.
CAP. 4
Enquanto Napoleão estava exilado na Ilha de Elba, em Setembro de 1814 os vencedores da guerra se reuniram em Viena.
Napoleão fugiu de Elba, conseguiu entrar em território Francês, fazendo a cabeça dos franceses, mas foi derrotado em Waterloo.
Os representantes:
Áustria – Metternich
Prússia – Hardenberg
França – Talleyrand
Rússia – Czar Alexandre I
Grã –Bretanha –Castlereagh
Após o congresso de Viena a Europa ficou 40 anos sem guerras, apenas com pequenos atritos.
Além do equilíbrio físico, havia um equilíbrio moral. O congresso também se utilizou da paz negociada, que deve se basear em um conceito de justiça universal (compartilhado).
O conceito de autodeterminação nacional não existia, então os representantes não se preocuparam muito com as diferenças nos territórios.
Eles tomaram a decisão de consolidar, mas não unificar, a Alemanha. O número de estados caiu de 370 para um pouco mais de 30 ( confederação Germânica).
Era forte demais para ser atacada pelos vizinhos e fraca demais para atacar a França. Os objetivos da confederação eram preservar o trono de vários príncipes e monarcas (princípio de legitimidade) germânicos e impedir os ataques da França, amos bem sucedidos. Após o congresso de Viena o equilíbrio entre as nações foi expresso por dois documentos: Quadrupla Aliança: (Grã- Bretanha, Prússia, Rússia e Áustria) Santa Aliança: ( Áustria, Prússia e Rússia) A quadrupla aliança foi criada para cortar pela raiz qualquer mal que a França viesse a cometer ao continente. O conserto da Europa foi criado, que implicava que as nações concorrentes a um determinado nível, teriam de resolver consensualmente os assuntos que afetassem a estabilidade geral. Metternich não concordava com o presidente Wilson, ele acreditava que as leis deveria ser da natureza, o que causou a revolução Francesa foram as leis criadas pelos homens. “O que começou com a