Historia Educação Fisica
História da Educação Física
A menina que roubava livros
Isabella de Souza – 1° C
São Paulo
Setembro / 2015
Em todos os anos de existência da humanidade foram relatadas várias atrocidades cometidas pelos alemães comandados por uma pessoa cruel e racista. O filme conta as tragédias da Segunda Guerra Mundial e sobre o Holocausto.
A história se baseia muito na vida de Liesel, menina nova, que perdeu o irmão muito cedo, viveu na Alemanha nazista. Depois foi levada para a cidade de Molching onde foi adotada por puro interesse. O filme mostra também os Alemães como vítimas da guerra, que na realidade era um povo sofrido, não tinham dinheiro nem o que comer, e destruídos pela violência cotidiana.
No decorrer do filme uma cena chama muita atenção, quando os moradores da cidade (Nazistas) queimavam os livros em uma fogueira. Isso acontecia devido ao pensamento que de toda expressão artística de judeus e poloneses não caracterizava a alta intelectualidade da faça ariana. Ou seja as crianças se quisessem ficar inteligentes não poderiam ler esse tipo de literatura.
Liesel e Rudy presenciaram a passagem (desfile) dos judeus na cidade. Guiados para os campos de concentração, as vítimas do holocausto eram maltratadas e obrigadas a caminhar por longas distâncias sem alimento ou água. É em uma dessas passagens que Liesel e Rudy são empurrados e machucados por um oficial nazista ao se misturar com os judeus.
Holocausto: foi uma ação sistemática de extermínio dos judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães, nos campos de concentração, empreendida pelo regime nazista de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.
Rudy era praticamente o único amigo que Liesel tinha, apaixonado pela menina, onde ela ia ele ia atrás. Era considerado um Hitlerista, organização criada para disseminar o pensamento nazista pelos jovens alemãs. Sua morte deixou Liesel desesperada. Pois tinha perdido seus pais adotivos e seu melhor