Relatório De Quimica
A oficina de química foi ministrada pelo Professor Carlos Henrique, como uma carga horária de 20 horas. Teve como tema as fórmulas químicas e seus tipos. A fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.
Molecular: é a representação mais simples e aponta apenas quantos átomos de cada elemento químico que constitui a molécula. Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico). Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H• •O• •H (água).
Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço. Conhecida também como fórmula estrutural de Couper.
Exemplos: H – O – H O = C = O água gás carbônico
Fez um breve apanhado sobre a fórmula iônica, onde ocorre entre íons, conforme o próprio nome sugere. Por possuírem cargas opostas, os cátions (elemento com carga positiva) e ânions (elemento com carga negativa) se atraem eletrostaticamente, formando a ligação. No entanto, um sólido iônico é constituído por um aglomerado de cátions e ânions organizados com formas geométricas bem definidas, chamadas de retículos ou reticulados cristalinos. Concluiu como determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra.
Os compostos químicos podem ser representados de diversas formas, no entanto cada um tem sua estrutura diferenciada, pois depende de quantos elétrons possuem na camada de valência, entre outras particularidades.