Historia do Direito
Escola de Direito e Relações Internacionais
Bacharelado em Direito
Disciplina: História do Direito
Goiânia
Agosto de 2014
Fichamento
Nome do aluno (a): Bianca Alves Resende
Referências segundo normas da ABNT
De Castro, Flávia Lages. História do Direito Geral e Brasil. 10º ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013
Página (s): 27 - 42
Texto estudado: Capítulo III Direito Heibraco
Discussão:
1- INTRODUÇÃO Os hebreus tiveram sua origem na Mesopotâmia e emigraram para a região da Palestina, onde se localiza parte do atual estado de Israel. A prática monoteís influenciou profundamente, em termos morais e éticos, a civilização ocidental.
Um das principais fontes para conhecermos a história e a religião dos hebreus está no Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia. Os cinco primeiros livros constiturem a Torá ( a Lei ), texto sagrado para os hebreus, que posteriormente passaram a ser chamdos de judeus, que segundo tradição hebraica expressa a vontade Divina.
2- A SOCIEDADE E A VIDA ECONÔMICA
Conforme suas tradições dividiram-se em doze tribos, número de filhos de um dos antigos patriarcas, Jacó. Onze tribos cuidavam da agricultura e do pastoreiro, a decima segunda era a tribo dos levitas.
Havia também outras duas camadas sociais: a dos escravos e dos estrangeiros, que era cercado por consioderações e direitos.
A monarquia tinha um poder centralzado. Saul foi o primeiro rei, seguido por David e por Salomão, período em que os hebreus tiveram seu apogeu. Nessa época, os hebreus tornaram-se importantes comerciantes.
3- A LEI MOSAICA
A palavra Tóra, significando Lei, instrução, orientação, conjunto de ensino profético ou doutrina. É o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh também chamados de Hamisha Humshei Torah, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento como um todo.
A Torá possuem 613 mandamentos . A Lei de Deus é invariável e Eterna