Historia do direito brasileiro
A fim de contribuir com seu aprimoramento, preparamos as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 9.
Caso 1
Em reportagem disponível na internet e apresentada no endereço eletrônico http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/08/090804_jonesbrasil_fa_np.shtml , a BBC Brasil noticiou que o assessor de assuntos internacionais da presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia, disse ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones, que bases dos EUA na América Latina lembram a Guerra Fria. O tema refere-se ao um acordo militar entre EUA e Colômbia, que ainda está em fase de negociação, o qual poderá transformar o país latino-americano no reduto das operações militares americanas na América do Sul.
Ao que parece, o fantasma da Guerra Fria ainda nos ronda. A luta pela manutenção de zonas de influência ainda persiste. Como sabemos, este foi um dos principais motivos para o aparecimento da chamada Guerra Fria. Nesse sentido, responda às questões abaixo: a) O que foi a chamada Guerra Fria? Resposta: A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo. b) Como a Guerra Fria, em um primeiro momento, influenciou o processo de redemocratização ocorrido no Brasil no pós-Guerra? Resposta: A maior influência da Gerra Fria foi o apoio dado ao Golpe Militar. E finda a Guerra Fria os regimes militares passaram pelo processo conhecido por redemocratização. O fim da Guerra Fria justificou o modelo neoliberal, que limitou as atribuições do Estado Nacional
Questão Objetiva 1
A