Atividade de sociologia
Serviço Social - Sociologia Elineide Fernandes Pompeu – RA: 398503
Nicácia Natália Ulisses Nunes – RA: 398296
Antônia Leilane da Silva – RA: 393256
Yone Jamille de Carvalho – RA: 398846
Márcia Jéssica da Silva – RA: 396418 Atividades Práticas Supervisionadas
Prof. Ma. Cláudia Regina Benedetti
Mossoró-RN 20/11/2012
A declaração dos direitos da Virgínia é uma Declaração de Direitos que se inscreve no contexto da luta pela independência dos Estados Unidos da América. Sendo a declaração de independência dos Estados Unidos da América e, com ela, é de nítida inspiração Iluminista.
Já os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humano a tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Onde afirma o artigo I: '' Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para os outros em espirito de fraternidade''.
A formação histórica dessa tríade sagrada remonte a Revolução Francesa. Mas a sua consagração jurídica só se fez tardiamente. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, tal como Bill Of Rights de Virginia de 1776, só se referem à liberdade e a igualdade. A fraternidade veio a ser mencionada, pela primeira vez e, ainda assim, não como princípio jurídico, mas como virtude cívica, na constituição francesa de 1791.
Aí vêm, as declarações da história particular dos Estados Unidos e da França, trazendo a revolução francesa teve como objetivo fazer uma mudança radical na forma de viver do seu povo independente de ser no país ou na colônia. Esta revolução diferente de qualquer outra, traz uma ordem econômica como ponto de partida e forte teor político.
Enquanto se veem as diferenças