historia das religiões
Para entendermos melhor a trajetória da historiografia da História das Religiões é preciso ter uma visão ampla de dois conceitos: historiografia e Religião. A historiografia é a ciência que estuda regista e analisa os fatos históricos ao longo do tempo, ou seja, ela é a ciência que relata como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo. A religião é o fato mais antigo de toda humanidade. Alguns autores reforça que o homem é um ser religioso. Isto é, tem a capacidade de se relacionar com o sagrado.
A história das religiões interpretam os fatos religiosos de diferentes culturas e sociedades. Esses fatos se apresentam de um modo complexo e diverso no tempo e no espaço. Por isso, a historiografia deve ser interdisciplinar e dinâmica. Logo, deve trabalhar as questões reais e imaginarias visitar as religiões antigas e as religiosidades novas, e apontar atitudes das pessoas e grupos diante da vida e da morte.
Conforme a conteúdo exposto a historiografia segui uma organização cronológica que vai de antigas culturas até as atuais formas religiosas.
1. Historia das religiões na antiguidade grego e romana
Nos relatos dos gregos decorrentes de suas inúmeras viagens percebem os cultos estrangeiros, fazem um paralelo com os fatos religiosos nacionais. Contudo, os filósofos gregos faziam crítica à religião tradicional. Os conhecidos pré-socráticos interrogam sobre a natureza dos deuses e o valor dos mitos.
Os romanos relatam também obras de valor histórico-religioso. No Império Romano, existiu uma investigação sobre as antiguidades religiosas e também um reconhecimento sobre as religiões exóticas e a partir desse contexto o império proporciona a difusão dos diversos cultos orientais e das religiões dos mistérios.
2. História das Religiões na Época Modena