reaçoes redoxes
APLICAÇÕES DE REAÇÕES REDOXES
As reações redoxes tem grande importância para a sociedade, pois através delas temos as pilhas e baterias cada vez mais utilizadas. Por meio delas temos o escurecimento de alguns alimentos como a banana e batata; essas reações estão presentes na metalurgia nas reações de corrosão e de eletrodeposição, na bioquímica em processos de degradação de nutrientes para geração de energia e no metabolismo de organismos quimiolitotrófitos, na produção de energia elétrica a partir de uma célula eletroquímica, é utilizada também na redução de minerais para a obtenção de alumínio e ferro.
Referencia:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reacoes-de-oxirreducao/reacoes-de-oxirreducao-2.php acessado em 21/11/2012 ás 19h50min
Eletroquímica.
FUNCIONAMENTO DAS CÉLULAS GALVÂNICAS
Um sistema eletroquímico é desenvolvido quando pelo menos dois eletrodos, metais ou condutores de elétrons, estão em contato com uma solução eletrolítica ou outro meio que permita a condução iônica. Com isso, é provável que ocorra uma reação global de oxirredução espontânea o que esta em solução e os eletrodos, e assim o sistema será classificado como célula galvânica ou pilha.
As pilhas que utilizamos no nosso cotidiano são células galvânicas, durante seu funcionamento a parede porosa tem a função de manter constante a concentração de íons positivos e negativos, ela permite a passagem e cátions em excesso em direção ao cátodo e também a passagem de ânions em direção ao ânodo, ao atravessar a parede porosa, os íons em constante migração esteabelecem o circuito interno da pilha.
Na medida em que a pilha vai funcionando a FEM vai caindo, porque o potencial de redução do cátodo (que tem o maior valor) vai diminuindo enquanto que o potencial de redução do ânodo (o de menor valor) vai aumentando. Se a FEM chegar a zero não há mais corrente elétrica.
FEM = E0 (cátodo) – E0 (ânodo). Esse é valor inicial, no estado padrão.
Acessado em