Historia da radio
Trata-se de uma Fundaçãoo sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento educacional e evangelizador e conforme consta em seu estatuto, é formada por conselheiros que exercem gratuitamente seus mandatos. A esses conselheiros é atribuida a função de aprovar ou desaprovar as diretrizes estabelecidas pela atual diretoria.
Atualmente a Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão "Cidade das Árvores" é composta pelos padres da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Paróquia Senhor Bom Jesus, Congregação Padres Salesianos, Congregação Padres Canossianos e o Clube União São João E.C. Sendo a cidade de Araras uma cidade com forte tradição no campo da comunicação radiofônica surgiu através da Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão "Cidade das Árvores"" a Rádio Araras FM 107,7 que foi outorgada pelo governo federal sendo um serviço de radiodifusão denominado Serviço de Tecnologias Educacionais.
A emissora iniciou oficialmente suas transmissões no dia 30 de novembro de 2003 com a implantação de equipamentos de alta tecnologia e informatização. Essa inovação tem colocado a Rádio Araras FM entre as mais progressistas no serviço de radiodifusão educativo. A Rádio Araras FM tem toda sua receita proveniente de apoio cultural. O apoio cultural com empresas e instituições contribui para o desenvolvimento tecnológico, para o engrandecimento do acervo musical, prestação de serviços, etc.
O resultado dessa parceria pode ser observado na qualidade dos trabalhos produzidos pela