Historia da Moda
Livro: História da Moda uma narrativa de João Braga
Disciplina: História da Moda
São Bernardo do Campo, 19 de Setembro de 2013
Capítulo 1
Primeiramente a vestimenta é criada com folhas e vegetais e em seguida por peles de animais e foi usada por pudor e proteção, proteção contra a ações da natureza, sobrevivência, principalmente contra o frio também encontrando abrigos em grutas e cavernas.
Inicialmente as peles eram usadas com o próprio pelo do animal sempre com um processo de mastigação para amaciar a pele. Depois foram sendo usados óleos ou gorduras também animais para dar impermeabilidade e maciez trazendo maior durabilidade para a peça.
Quando o ser humano vem a se fixar no solo, ficando de pé ele deixa de ser nômade e praticar a agricultura e criação de gado. Em relação a indumentária trouxe técnicas de feltragem e futuramente uma técnica de tecelagem.
Com essas técnicas de tecelagem foi possível a criação de saiotes e peças com franjas, conchas, sementes, pedras, garras e dentes de animais. Tudo isso ainda na Idade do Bronze.
Já na região da Mesopotâmia de clima quente e solo fértil tendo como nativos os sumerianos considerados aqueles que desenvolveram a escrita, a indumentária principalmente dos sumerianos usava- se saiotes de pele com pêlo do animal chamado “kaunakés”. Já claro que os mesopotâmicos já conheciam a tecelagem, porem com características bem primitivas.
Os homens usavam seus “kaunakés” um pouco curtos, na altura da panturrilha, deixando a parte de cima nua. Já as mulheres usavam trajes longos cobrindo o colo. Com o tempo, especialmente o homem foi substituindo por algo mais simples, uma túnica com mangas.
O tecido principal usado na região era o algodão produzido em suas regiões ou trazido da Índia, além da lã e linho. Com o passar do tempo houve o conhecimento da seda.
Homens e mulheres tinham cabelos longos, cacheando naturalmente. Os homens também