Historia da matematica
Disciplina: História e Filosofia da Matemática
Grupo nº: 04
Nomes:
Alan Honório dos Santos
Jackson Bonfim da Silva Júnior
Juliana Dias de Oliveira
Atividade nº: 01
Título da Atividade: Egito
Data da entrega:
20 / 03 / 2012
Sumário
1. introdução
2. Desenvolvimento do tema
Antes do quarto milênio a.c. um forma primitiva de escrita estava em uso na Mesopotâmia. Num processo gradual evoluíram os primitivos registros pictográficos para uma ordem linear de símbolos mais simples. Surge a escrita cuneiforme, que dava significado pelos arranjos das marcas em cunha.
O papiro Golonishev ou de Moscou foi datado aproximadamente no ano 1850 a.C. onde encontramos um texto matemático que contém 25 problemas
Imagem do Papiro de Moscou
(Reprodução do problema 14 do papiro Moscou mostrando o problema do volume de um tronco de pirâmide quadrada, com a transcrição hieroglífica)
Fonte: http://www.matematica.br/historia/pmoscou.html
Foi encontrada uma rocha A Pedra Roseta, em 1799, egípcia, que trouxe muitas informações a respeito dos números. Encontrou-se uma numeração hieroglífica que baseava-se no sistema decimal.
Devido o acordo feito no tratado de capitulação em 1799, quando a França foi derrotada pela Inglaterra, a pedra de Roseta encontra-se no Museu Britânico.
Essa pedra foi gravada em 196 a.C., medindo três pés e sete polegadas (109,22 cm) por dois pés e seis polegadas (76,2 cm), contém um decreto escrito em hieróglifos, em caracteres demóticos e em grego. Quem a decifrou foi o francês Jean François Chapollion (1790-1832) tomando como base o texto grego. A partir deste feito, foi possível decifrar os caracteres hieroglíficos e demóticos.
Pedra de Roseta 169 a.c.
Fonte: http://www.matematica.br/historia/proseta.html
Determinados símbolos indicavam