Texto dissertativo argumentativo
Estruturação de um texto Dissertativo-Argumentativo
Embora o texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos de redação, ou seja, "Introdução, Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados, exemplos, informações, comparações, explicações, citações.
Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (idéia central do texto).
Opinião: Para que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o tema abordado.
Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (idéia principal) e, além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.