Aluno
CAPÍTULO 14 – p. 129
1. Existem duas versões para a origem de Roma: a histórica e a mitológica. Descreva de forma resumida a concepção histórica.
Roma surgiu de uma aglutinação de aldeias latinas, pela ação dos etruscos. Foi com sua fundação que a Península Itálica conseguiu crescer entre os povos da Antiguidade. A cidade pequena que ficava nas margens do rio Tibre, em pouco tempo dominou o mundo antigo, passando a ser conhecida como a cidade centro de todas as decisões. Roma passou por três diferentes períodos de governo: Monarquia, República e Império.
2. Reconte a origem da cidade de Roma segundo a narrativa mitológica. Ámulio, que era rei e tio de Rômulo e Remo, ordenou que eles fossem jogados no rio Tibre para não perder o poder. Mas as crianças sobreviveram, foram encontradas e alimentadas por uma loba. Quando cresceram mataram o rio, Rômulo matou Remo e acabou tornando-se rei de Roma.
3. Os etruscos exerceram grande influência sobre a sociedade romana, unificando os vilarejos latinos que deram origem a Roma. Em linhas gerais, qual foi o papel dos etruscos na formação da cultura e da vida social romana?
Os etruscos foram os que exerceram maior influência sobre Roma. Eles transmitiram aos romanos o uso do alfabeto grego (pois comerciavam com os gregos do sul da Itália), as corridas de bigas e lutas entre gladiadores, o uso de arcos, aquedutos e canais. Influenciaram também a arte. Foi durante o domínio etrusco que Roma tornou-se cidade, cresceu e desenvolveu o comércio, e foi construída uma praça pública rodeada de templos, um complexo sistema de esgoto (Cloaca Máxima) e enormes muralhas para sua proteção.
4. Sob a administração dos etruscos, a sociedade romana estava politicamente organizada em monarquia. E em termos sociais, como se encontrava dividida?
A sociedade romana era dividida em:
-Patrícios: grandes proprietários rurais considerados cidadãos;
-Plebeus: trabalhadores assalariados sem