historia da massoterapia
O termo Massoterapia vem do grego MASSO, que se refere a ação de amassar e THERAPEIA que é Terapia e significa tratamento. O termo massoterapia, significa o ato de massagear com fins terapêuticos, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de frequência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as técnicas corporais: Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfin e outras.
O Massoterapeuta é a pessoa que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais. Após a definição do termo para o profissional, o professor Wilson Correa de Moura, batalhou muito até 1981, quando introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos – SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, com o apoio da Associação Paulistana de Medicina (APM – Regional) do Instituto de Previdência Social (INAMPS) e da prefeitura municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou a primeira jornada no SESC/SENAI em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, com expositores de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia.
A partir desta realização o Professor Wilson Correa de Moura, foi em busca da consolidação da nova denominação com a introdução do termo Massoterapia na Enciclopédia Britânica e Barsa e no ano de 1985 o termo foi inserido nos verbetes e dos dicionários brasileiros, que resgatou o bom conceito dos profissionais e abriu um novo mercado de trabalho no Pais para servir a sociedade em geral com