Massoterapia
MASSOTERAPIA
GOIÂNIA
2014
MASSOTERAPIA
Trabalho para composição de nota da disciplina Evolução da História da Fisioterapia e Etica do curso de Fisioterapia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
GOIÂNIA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade descrever a massoterapia que é o uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independência funcional em uma pessoa que tem um problema de saúde específico.
ÉPOCA PRÉ-HISTÓRICA Apesar de existir pouca evidência de que a massagem era praticada como uma arte curativa nos tempos pré-históricos,parece muito provável que isto ocorresse. Existe certa qualidade instintiva para o uso das mãos num movimento de fricção e compressão, que é tanto calmante como confortante. Não é preciso muito para acreditar que algumas técnicas de massagem manual estavam em uso regular naquela época, juntamente com a aplicação de vários compostos medicinais derivados de plantas, matéria orgânica e materiais inorgânicos. Além disso, os achados antropológicos demonstram claramente que muitas pessoas sobreviviam a esse procedimento. Então, como não acreditar que uma cultura capaz desse nível de prática cirúrgica deve ter descoberto, muito tempo antes, os benefícios consideráveis e óbvios de atividades similares à massagem. Os gregos antigos usavam amplamente a massagem para manter a saúde física e para assegurar uma beleza duradoura.Os romanos herdaram boa parte da tradição da massagem dos gregos e essa prática era amplamente utilizada, especialmente em conjunto com banhos quentes. Pode-se argumentar que a mais famosa e duradoura influência para a massagem é a contribuição dada por