História da Massoterapia
HISTÓRIA DA MASSOTERAPIA.
São José
2014
INTRODUÇÃO
O ato de massagear não é algo recente e pertencente à modernidade. Desde os primeiros hominídeos a ação de friccionar uma lesão já era algo totalmente instintivo com a intenção de diminuição de dor. Com o passar dos tempos e com aprimoramento das técnicas e estudo mais amplo da anatomia humana surgem novas aplicações e adaptações às condições e individualidades do sujeito. Estas técnicas foram desenvolvidas através dos milênios até os sistemas de massagens que conhecemos hoje.
AS RAÍZES DA MASSOTERAPIA AO REDOR DO MUNDO
As raízes da massoterapia são assuntos ainda obscuros na história, uma vez que registros escritos fazem parte mais presente após o século XV. Pelo que é possível saber até o presente momento, a massagem não possui uma certidão de nascimento capaz de elucidar o9 mistério que envolve tudo que diz respeito ao seu surgimento, ou seja, o seu princípio. Este assunto todo teria sido perdido visto que aconteceu por volta do ano 3.200 a.C., Uma vez que toda história da massagem e da medicina está vinculada diretamente à criação da primeira escrita chinesa. Porém um imperador da época, Shing-nong, resolveu que deveria arrumar uma forma de resguardar o assunto e imaginou um sistema de escrita que tivesse uma forma de registrar os acontecimentos para aplica-los futuramente.
Com o passar do tempo essas escritas foram ficando inaceitáveis pelo fato das técnicas mudarem e não ter como adaptá-las ao conteúdo já registrado e antes que elas se perdessem, outro imperador fez pesquisas a seu respeito e criou um novo livro: Neiching. Por este último, segundo historiadores, pode-se comprovar que a existência da massagem antecede as épocas mais remotas da civilização humana. Eles mostraram o quando através dos tempos o ato de tocar, friccionar e apertar era utilizado como aplicação de diminuição da pressão e da dor. Estes são