A história da massoterapia
MAYARA CAROLINE DE MELO GARCES
DISCIPLINA: TEMA: A HISTORIA DA MASSOTERAPIA
São Luis
2013
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO 09
1.1 Identificação do estagiário 09
1.2 Identificação do campo de estágio 09
2 INTRODUÇÃO 10
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
4 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 13
4.1 Histórico 13
4.2 Estrutura Organizacional 13
5 ÁREAS E ATUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS 14
6 O ESTÁGIO 16
6.1 Conhecimento e Adaptação ao ambulatório 16
6.2 Atividades Desenvolvidas 17
7 Considerações finais 19 REFERÊNCIAS 20 APÊNDICES 21
1 INTRODUÇÃO
O sentido do tato é uma forma de comunicação intensa. Tocar deve ser uma relação natural entre as pessoas. O ato de tocar é instintivo do ser humano.
Fisiologicamente, massagear o local dolorido melhora a circulação e consequentemente a oxigenação; além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.
Existem vários tipos de massagem, com as mais variadas finalidades, como por exemplo: relaxamento, estimulação, correção postural e aprimoramento da sexualidade.
2 DEFINICAO
De origem latina, a palavra "massoterapia" representa a junção entre "Masso", palavra que significa massagem, e therapia, que quer dizer tratamento. Portanto, é o uso da massagem com o intuito de sanar distúrbios do corpo.
3 HISTORICO
Há registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar. Mas os primeiros a reconhecer as propriedades curativas dessa técnica de friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a literatura mais remota que se tem notícia: o texto médico Nei Ching, escrito 2800 a.C. A primeira massagem, realizada pelo homem, aconteceu quando este, instintivamente, esfregou sua pelepara aliviar a dor de um traumatismo qualquer.
Os gregos usavam o método de massagear um local dolorido era um dos