Historia da educação e da pedagogia
1) Explique o conceito de educação difusa, integral e universal da sociedade tribal.
As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos, aprendem com a vida e para a vida, todos participam da educação ajudando a criança a aperfeiçoar as suas habilidades. O saber é de todos da tribo, a educação é universal por que todos podem e tem direito e acesso de todo o saber e o fazer da tribo.
2) As sociedades tribais se organizavam de forma homogênea e não existiam formas de poder. Justifique.
As sociedades tribais não tinham classes sociais e nenhuma relação de dominação de um segmento sobre o outro. A terra pertencia à todos, o trabalho era coletivo, não tinha escrita, comércio, escola, estado e etc. É uma sociedade predominantemente mítica, acreditavam em vários deuses.
3) Na educação chinesa percebemos três períodos. Cite e explique-os.
Período Agrícola - O regime era matriarcal, a mãe era responsável pelo trabalho e a educação dos filhos, quanto a agricultura e as tarefas domésticas.
Período Feudal - O regime era patriarcal, a educação até os 7 anos era feita na casa paterna e depois um nobre passava a ensinar as artes da guerra e as maneiras de paz. As meninas depois da educação em casa, aprendiam as artes domésticas.
Período Imperial - Divide-se em dois setores: da massa do povo e a dos funcionários Mandarins.
Educação do povo - Era feita no lar ou por mestres em escolas particulares, aprendiam o alfabeto chinês, preceitos de Confúcio, aritmética e agronomia. O método de ensino era mecânico e a disciplina rigorosa com castigos corporais.
Educação dos Mandarins - Esses tinham educação superior, que era feita de exames complicados e organizados em vários graus de acordo com os cargos. Aprendiam ideias e preceitos morais, jurídicos e históricos dos livros de Confúcio.
4) Com relação a educação Hindu, qual era o papel da família e qual foi a influência do budismo?
A família educava até os 7 anos, depois a