Historia da Ciencia
Os primeiros a tentar desvendar os mistérios da química foram os alquimistas. Mesmo vivendo em uma sociedade que os perseguia, o amor pela descoberta (etambém uma boa dose de ambição) os impulsionou. Os alquimistas aperfeiçoaram e ampliaram o antigo pensamento grego que dizia que tudo era formado por quatro elementos fundamentais: terra, ar, fogo e água.Os primeiros elementos estudados foram os metais, na tentativa de transformar qualquer elemento barato em ouro. Esse foi o estopim para iniciar a busca por novos elementos químicos.
Anos se passarame o “campo de estudo” se modificou. Agora a busca era por novos “ares”. Acreditava-se até então que o ar era um dos elementos primordiais, mas logo percebeu-se que esse pensamentos estavaequivocado. Novos cientistas se empenharam no isolamento de gases. Foi nesse período que “surgiram” o oxigênio e o hidrogênio. Também foi nesse período que Lavoisier criou a célebre Lei de Conservação dasMassas.
De ciência restrita, a química ia se tornando cada vez mais popular. Por meio de apresentações, novos cientistas iam levando seus conhecimentos ao grande público. Com isso, os governos passarama enxergar a química como algo lucrativo, podendo ser muito útil na produção industrial de remédios, corantes, e até mesmo armas.
Com o aperfeiçoamento dos instrumentos, foi possível analisar aestrutura atômica. Muitas teorias foram criadas e abandonadas.
Sem dúvida, de todas as ciências, a química é uma das mais admiradas, tanto por suas infinitas utilidades para a vida como pela suacomplexidade, sem deixar de ser intuitiva.