historia da arquivologia
A palavra arquivologia vem do grego e significa arrumação de coisas antigas. Entende-se arquivologia não só por documentos escritos em um papel, mas sim por qualquer tipo de dado histórico ou acontecimento registrado. Deste modo acredita-se que os arquivos surgiram desde a pré-história onde foram encontrados registros em forma de desenhos e pinturas representando geralmente a caça e a dança de um povo hoje já extinto. Já outros autores defendem que os arquivos surgiram na Mesopotâmia, onde viviam as primeiras civilizações e acabam esquecendo a existência de registros também por parte dos homens primitivos.
São feitos diversos questionamentos em relação à arquivologia na pré-história, não se sabe ao certo o motivo dos registros encontrados nas cavernas e grutas, eles podem ter ocorrido de forma espontânea e natural ou poderia haver alguma intenção desses povos em registrar sua cultura e seus costumes para que as gerações futuras a reconhecessem, mas entendemos que certamente eles contribuíram e muito para os dias de hoje, podemos citar a descoberta do fogo, que sem esse registro seria difícil descobri-lo ou viver sem ele.
O arquivamento através da escrita surgiu na mesopotâmia, nas margens do rio Tigre e Eufrates, onde se desenvolveram as primeiras civilizações, como os Sumérios, Fenícios, Arameus e Hebreus.
Por parte deles surgia uma necessidade de registrar e guardar documentos sobre a produção agrícola, pagamento de tributos e sobre a comercialização. Deste modo, segundo Arruda et al os Fenícios criaram a escrita que passou a ser privilegio de todos, inicialmente utilizavam-se a escrita cuneiforme representada por desenhos e feita em argila, evoluindo criaram sinais que representassem sons de palavras e os Hebreus junto com os Arameus uniram esses sinais as vogais e deram origem ao alfabeto grego.
Visando uma facilidade do armazenamento desses documentos eles passaram de argila para papiro até chegar ao uso do papel.
Na idade