HISTORIA DA ALFABETIZAÇÃO Copia
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
"A alfabetização é, pois, tão antiga quanto os sistemas de escrita."
"Para que os sistemas de escrita continuem a ser usados, é preciso ensinar às novas gerações como fazê-lo."
"Os sistemas de escrita nunca tiveram nada de muito estranho ou misterioso em si, pelo contrario, sempre forma simples e práticos. Por esta razão, ensinar as novas gerações a usar o sistema de escrita sempre foi uma tarefa fácil e de certa forma banal."
A LEITURA E A ESCRITA NA ANTIGUIDADE
" Os sistemas de escrita estabelecidos na historia dos povos nunca foram privilégios de ninguém. É falsa a ideia de que na Antiguidade somente os sacerdotes, os reis ou pessoas de grande poder dominassem a escrita."
'A escrita é um fato social, é uma convenção que não consegue sobreviver a custa de um punhado de pessoas".
Quem inventou a escrita foi a leitura.
" De acordo com fatos comprovados historicamente, a escrita surgiu do sistema de contagem feito com marcas em cajados ou ossos, e usado provavelmente para contar o gado, numa época em que o homem ja possuía rebanhos e domesticava os animais. Esses registros passaram a ser usados nas trocas e vendas, representando a quantidade de animais ou de produtos negociados. Para isso, além dos números, era preciso inventar símbolos para os produtos e para os nomes dos proprietários"
"Na época da escrita primitiva, ser alfabetizado significava saber ler o que aqueles símbolos significavam e ser capaz de escrevê-lo, repetindo um modelo mais ou menos padronizado."
"Com a expansão do sistema de escrita, a quantidade de informações necessárias para que alguém soubesse ler e escrever aumentou, o que obrigou as pessoas a abandonar o sistema de símbolos para representar coisas e a usar cada vez mais símbolos que representassem sons da fala, as silabas".
"O processo de invenção da escrita também incluiu