Trabalho de eletrônica reostato
Reostato
Alunos
Conceito
Reostatos são resistências variáveis, ou seja, é uma barreira variável que dificulta a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, responsável por conduzir eletricidade.
O reostato é feito de um fio de cobre enrolado e sobre ele existe a movimentação de um cursor feito de cobre, cujo comando é feito por um botão; além de se constituir por diversas resistências ligadas em série e uma haste metálica. Este dispositivo baseia-se no fato de que a corrente que flui através de um circuito irá variar dependendo da quantidade de resistência que ele encontra. Baixa resistência significa corrente elevada, porque não há nada para impedir a corrente, e alta resistência significa baixa corrente. Esta característica de circuitos elétricos pode ser aproveitada para alterar o desempenho de um circuito com a finalidade de atender as necessidades específicas.
Os reostatos possuem uso mais restrito, sendo empregados em circuitos de maior potência, geralmente de corrente alternada.
Aplicação dos reostatos
Exemplo do uso de reostatos em nosso cotidiano – Ao aumentar o volume do som, estamos utilizando um reostato, isso acontece por que na medida em que se aumenta o volume do som, automaticamente se diminui a resistência elétrica, tudo isso ocasionado pelo aumento ou diminuição do fio de cobre que compõe o reostato.
Classificação dos reostatos.
Reostato de variação contínua - É aquele construído de forma a apresentar resistência que pode variar seu valor continuamente entre dois pontos desde zero até um valor máximo pré-determinado. Ele é constituído, basicamente, por um condutor de determinado comprimento e um cursor que se move ao longo e em contato com o condutor.
Assim, variando-se a posição do cursor, variamos o comprimento do condutor e, portanto, a sua resistência elétrica de acordo com a segunda lei de Ohm.
R = ρ L /A.