Eletrotecnica
Prof. Luciano Teixeira
Irecê-BA
Fevereiro de 2013
ELETROMECÂNICA
Instituto Federal
JOSE EDUARDO
MATEUS DA SILVA DOURADO
MICHELE MARTINS
Trabalho apresentado ao professor Luciano Teixeira dos Santos, da disciplina de Eletrotécnica I do curso de Eletromecânica subseqüente, 2º semestre.
Irecê - BA
Fevereiro de 2013
CONTEÚDO
2 RESISTORES 3
3 COMPOSIÇÃO DOS RESISTORES 3
4 RESISTORES DE CARVÃO 4
5 RESISTORES DE FILME METÁLICO 5
6 RESISTORES DE FIO 5
7 CÓDIGO DE CORES 5
8 REFERENCIAS 9
8.1 DOCUMENTOS DA INTERNET 9
1 RESISTORES
São dispositivos utilizados para limitar a passagem da corrente elétrica nos circuitos, são feitos com material condutor de alta resistividade elétrica. Há duas classes de resistores, os resistores não lineares e os lineares que podem ser divididos como resistores fixos e os resistores variáveis. Eles também são classificados de acordo com o material do qual eles são feitos. O resistor típico é feito de filme de carbono ou filme de metal. Há outros tipos, mas estes são os mais comuns.
O resistor é um dispositivo bastante utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos, cujas aplicações principais são: geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão. Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais.
2 COMPOSIÇÃO DOS RESISTORES
Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas. Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.
Na imagem abaixo encontram-se ilustrados três tipos de resistores mais utilizados em circuitos