eletronica
1) O que é eletrônica de potência?
R – É a área da eletrônica que se preocupa no processamento da energia elétrica visando obter maior eficiência, menores perdas no processo de conversão de energia; baseando se na utilização de semicondutores operados regime de chaveamento, para realizar o controle do fluxo de energia entre fontes e cargas.2) Qual é o método mais eficiente para o controle da potência elétrica?
R – Através da eletrônica de potencia por meios de chave amento usando dispositivos semicondutores.
3) Qual a desvantagem do uso de reostato para controle da potência entregue a uma carga?
R – Baixa eficiência na transferência de potencia devido dissipação de energia e geração de calor.
4)Um reostato de 20 Ω esta ligado a uma carga resistiva de 30 Ω. Se a fonte de tensão for de 120 v, determine a potencia dissipada no reostato.
R – Vr=20/(20+30)*120 = 48 v
Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.
Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expressão:
V = \frac{E_p}{q}\, , onde
V\, é o potencial elétrico,
E_p\, a energia potencial e q\, a carga.
A unidade no SI é J/C = V (volt)
Portanto, quando se fala que o potencial elétrico de um ponto L é VL = 10 V, entende-se que este ponto consegue dotar de 10J de energia cada unidade de carga de 1C. Se a carga elétrica for 3C por