Ibn Khaldun
“PROLEGÔMENO: é um termo literário derivado de um particípio grego que significa “as coisas que são ditas antes”. O termo prolegômeno tem sido usado como introdução (ou prefácio) a um estudo mais particular de qualquer ciência. É uma espécie de estudo preparatório para que se possa compreender melhor o assunto numa exploração posterior.
A finalidade do prolegômeno não é chegar à conclusão de um assunto, mas determinar quais são os pressupostos básicos que vão determinar a conclusão de um estudo.
Numa interpretação mais ampla e geral, prolegômeno é a base da ciência e da cultura: O objeto, os objetivos e a natureza da ciência e da cultura são elementos do prolegómeno como também a produção literária e a reprodução dos pensamentos e das ideias. A utilização de ferramentas da sabedoria, como a análise, a classificação e a sistematização fazem parte do prolegômeno.”
Seu pensamento esteve sempre relacionado ao desaparecimento dos últimos estados Muçulmanos da Espanha;
Pelo seu trabalho desponta como precursor da moderna Sociologia. Até sua definição de História é inteiramente sociológica, senão vejamos:
“A História tem como objetivo nos fazer compreender..............
Todo conteúdo cultural está dentro da civilização.
Porque quando falamos em Civilização, falamos em vida selvagem? (para prova)
A vida selvagem, o abrandamento dos costumes de superioridade de uns povoso os outros, diferenças de posição, as ocupações, os ofícios, as artes, todas coisas realizáveis pela natureza das coisas, no caráter da sociedade.”
Para IBN Khaldun a vida social é um fenômeno natural: o meio geográfico e o clima determinam as condições de vida das sociedades.
Ele considera que o homem é o único ser vivo que precisa de uma autoridade, sem o que reinaria a anarquia,
PORQUE
NO HOMEM PREDOMINAM
OS MAUS INSTINTOS.
Ibn Khaldun foi o primeiro a discutir a indule humana.
N. MAQUIAVEL (1469-1527) & THOMAS HOBBES