Contabilidade Intermediaria
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO:
O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente.
A regra fundamental é: PARA TODO DÉBITO LANÇADO NUMA CONTA, HAVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, UM CRÉDITO LANÇADO EM OUTRA CONTA. NÃO HAVERÁ DEVEDOR SEM CREDOR.
É possível lançar um débito e vários créditos, vários débitos e um crédito, e vários débitos e vários créditos. Portanto, a soma de todos os débitos de um lado e de todos os créditos de outro, devem expressar o mesmo valor (em módulo, pois têm sinais algébricos contrários).
Assim, a SOMA ZERO dos lançamentos a débito e a crédito serve para a constatação inicial de que os lançamentos tenham sido realizados adequadamente.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E CASOS ESPECIAIS DE CONTABILIZAÇÃO
Uma técnica utilizada para atingir tal objetivo é utilizar o BALANCETE DE VERIFICAÇÃO.
No entanto, este relatório, embora muito útil, não detecta toda a gama de erros que podem ocorrer nos lançamentos contábeis.
Por outro lado, além de auxiliar da detecção de erros, o BALANCETE DE VERIFICAÇÃO é também um importante instrumento contábil para tomada de decisões.
O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO é um RESUMO ORDENADO de todas as contas utilizadas pela CONTABILIDADE.
Após os lançamentos no LIVRO RAZÃO, embora o movimento apresente poucas contas, para assegurar se os lançamentos estão devidamente equilibrados, ou seja, se os DÉBITOS são correspondidos por CRÉDITOS equivalentes, a CONTABILIDADE elabora o seguinte relatório, denominado BALANCETE DE VERIFICAÇÃO.
O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas