Historia Africana
“Africanidades no Vale”
1º Dia – 19/08/2013
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome: Luciana Pereira Silva
Curso: Letras
Semestre: 6 º- semestre
I – RESUMO DA PALESTRA: Palestrante: Profº Luis Francisco da Silva Tema: Africanidades: Síntese sobre o continente Africano/ História dos povos e nações escravizadas/ Conceitos e Nomenclaturas utilizadas desde a antiguidade aos dias atuais/ Historia de luta, resistências e afirmação dos povos africanos.
Quando ouvimos falar em África, pensamos em um país onde só existe miséria e doenças, entretanto não se pode esquecer que os motivos que tornaram o continente extremamente pobre é o fato de ter sido colonizado em dois momentos que trouxeram desastrosas guerras e a dizimação de seu povo e suas riquezas naturais. O primeiro momento de colonização foi do século XV ao início do século XIX, conhecido como colonialismo mercantilista, onde eram incitadas guerras entre os povos africanos das áreas litorâneas e do interior, da qual os derrotados eram vendidos e escravizados. Acredita-se que em 300 anos foram escravizados quatro milhões de negros só no Brasil, que em sua maioria foram trazidos de Angola, Costa do marfim, Congo e Moçambique.
O segundo momento de colonização conhecido como neo-colonialismo, ocorrido entre os séculos XIX e XX, foi de caráter capitalista em que países europeus disputavam territórios africanos para poder extrair suas riquezas. Esse fato culminou em diversas guerras entre os europeus em território africano e mesmo anos mais tarde diversas guerras civis entre os povos africanos.
Para o europeu com sua visão eurocentrista, o negro não possuía alma e nem era civilizado. Também não possuía religião mas sim seitas. Como é um continente muito vasto, com cinquenta e quatro países, possuía uma cultura muito rica com diversas línguas, costumes e crenças; entretanto devido a invasão do europeu esses povos perderam muito de suas raízes, e hoje as línguas