História e cultura africana
Esse trabalho se baseia nos pressupostos da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História da África, que pretende assim jogar uma luz nas questões africanas, desde as suas origens como o berço do homem, apogeu e declínio de civilizações, a escravidão, e, sobretudo, as questões atuais envolvendo os afro-descendentes, e a importante contribuição deles na formação da cultura do Brasil, daí o tema História e Cultura Africana, que acreditamos contemplar, aquilo que a Lei exige do currículo escolar brasileiro.
O trabalho é abrangente e se apresenta de forma teórica e prática, discutindo o tema a partir do referencial, fazendo uma análise, em forma de resenha, de duas bibliografias: África e Brasil africano, obra que faz uma abordagem da história africana e como ela interage com a história do Brasil, de Marina de Mello e Souza, e História da África Atlântica, De Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio, livro que contribui para o conhecimento da História africana, vindo assim de encontro aos anseios de professores e historiadores, que buscam em meio a escassez, informações contundentes sobre a África e a cultura afro-brasileira.
Foi organizado um Plano de Ensino acordado com o tema, onde foi aplicado no Colégio Itá em São Vicente – SP, uma escola particular escolhida pelo grupo de trabalho, e um relatório contendo a caracterização do Colégio, os detalhes da realização das aulas e a participação dos alunos.
ÁFRICA O BERÇO DA HUMANIDADE
PRIORE, Mary Del e VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução a História da África Atlântica. Rio de Janeiro. Elsevier, Ed. Campus, 2000.
Ao sancionar a Lei 10.639 em janeiro de 2003, o então presidente Lula gerou, um grande desafio para a educação brasileira, pois ao tornar obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no país, acabou pegando profissionais despreparados, bem como a escassez de material relacionado ao assunto. Mary Del Priore e