Dilatação introdução
A dilatação térmica pode, então, ocorrer quando temos um aumento no volume de um corpo que sofre variação na sua temperatura ou, quando temos uma diminuição no volume de um corpo também ocorrida por ter sido submetido a uma variação de temperatura.
Bem, no parágrafo acima eu falei apenas em variação de temperatura porque nem sempre o volume de um corpo aumenta quando sua temperatura aumenta. A água, por exemplo, à pressão atmosférica, diminui seu volume quando passa de 0 °C para 4 °C. Mas este é um caso raro, pois normalmente o que acontece é:
Aumentando a temperatura de um corpo, este corpo sofre dilatação térmica e seu volume aumenta. Dizemos que ocorreu uma expansão térmica.
Diminuindo a temperatura de um corpo seu volume também diminui. Dizemos que ocorreu uma contração térmica.
Resumo
O experimento consiste em determinar a dilatação térmica linear de um corpo, ou sua dilatação superficial caso ocorra, desde que seja levado em consideração todo cenário encontrado.
Através do dilatômetro devemos determinar o coeficiente de dilatação linear sofrido pela haste, o coeficiente de dilatação superficial médio e o coeficiente de dilatação volumétrico médio.
Então determinarmos qual o tipo de material utilizado, neste caso, qual o tipo de material que consiste a haste.