HIST RIA DA RECREA O
A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna.
O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima. Na Fundação Philantropinum havia cinco horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais, e três de recreação, incluindo a esgrima, equitação, a luta, a caça, pesca excursões e danças. Nos EUA o movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem. Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno visto que os irmãos mais velhos vinham também se recrearem nos jardins, então criaram os Playgrounds.
O 1º - HULL HOUSE – Chicago, em 1892. Área para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia. Prevendo a necessidade de atender todas as faixas etárias, criavam – se centros recreativos que funcionava o ano todo. Eram casas campestres com sala de teatro, reuniões e etc. Havia estruturas semelhantes da de hoje, caixas de areias, escorregadores e etc. Para orientação das atividades existiam os líderes especialmente treinados. Em 1906 foi criado um órgão responsável pela recreação, o Playground Association Of America, hoje mundialmente conhecido com NATIONAL RECREATION ASSOCIATION. O termo playground foi mudado para “recreação” devido à necessidade de atingir um público de diferente faixa etária, como os jovens e adultos. E devido à crescente importância do tempo de lazer dos indivíduos da sociedade. No Brasil a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o Profº. Frederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava “Ato de Bronze”, onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente