Apresenta o MIRADOR
Arquitetura e Urbanismo
Projeto II
Alunos: Heloane, Higor, Italo, Thaynara, Túlio
MIRADOR
MIRADOR
Local: Sanchinarro, Madrid, Espanha
Início do Projeto: 2001
Conclusão: 2005
Área: Possui mais de 23.000m² construído
Programa: 18.300 m² de habitação (165 apartamentos)
Arquitetos: Estúdio holandês de arquitetura MVRDV em colaboração como arquiteto espanhol Blanca Lléo
O edifício é um bairro residencial, e apresenta uma grande diversidade de tipos de habitações.
O grande mirante oferece aos habitantes um jardim comunitário e um espaço ao ar livre em altura, onde podem encontra-se e desfrutar da linda vista para Serra de
Guadarrama.
Os arquitetos buscaram enfatizar os valores indiscutíveis dos espaços dos moradores: área útil, luz, equipamentos e vistas.
O edifício: Relação do edifício e o seu contexto Projetado pelo grupo holandês MVRDV em parceria com outros arquitetos o Conjunto Habitacional Mirador está localizado no bairro residencial de Sanchinarro na região nordeste de Madrid.
Possui uma área de 18.300 m² que compreende 165 apartamentos e uma praça.O edifício foi concebido como um ponto de referência para a extensão da cidade e região em geral, sendo um contraponto à uniformidade das construções ao seu redor.
São cento e sessenta e cinco apartamentos com diferentes configurações destinados a pessoas de classes sociais e personalidades diferentes, com diferentes maneiras de pensar, ou seja, a própria pluralidade humana inserida em um ambiente que pode ser caracterizado como um bairro vertical. As circulações do edifício são como pequenas ruas verticais. Suas transformações, ao longo de cada percurso, aglutinam tipologias estruturadas em pequenos bairros.
O exterior de cada um dos “blocos” é identificado e diferenciado dos demais, utilizando distintas combinações na modulação e posição dos vazios, assim como materiais, texturas e cores distintas.
OLHANDO POR FORA:
CONFIGURAÇÃO FORMAL DO EDIFÍCIO