Capitulo 6
Estratégia Empresarial
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente da tarefa.
A estratégia empresarial é o primeiro e o principal passo para a empresa atingir essa capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável. Estratégia é um movimento integrado, é manobrabilidade, mudança, ação, reação e pro-ação, tudo isso reunido e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.
Noções de Estratégia
A noção de estratégia vem dos tempos militares há 2500 anos até os dias atuais. No conceito militar, estratégia é a aplicação de forças em larga escala contra um inimigo. Em termos empresariais, estratégia é a mobilização dos recursos da empresa em âmbito global.
Uma guerra requer uma ou mais estratégias: cada uma delas leva a proliferação de táticas, já em uma empresa o planejamento para cinco anos requer estratégia, a qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período.
A estratégia é um conjunto de objetivos e de politicas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa em longo prazo.
Abordagens da Estratégia
No fundo, estratégia é uma teoria sobre a realidade dos negócios. Ela consiste em selecionar, entre várias alternativas, qual a hipótese que se aceita sobre aspectos internos e externos da empresa. Há várias formas de se focar na estratégia.
Mintzberg Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação das escolas sobre estratégia empresarial:
1. Escola do planejamento: estratégia como um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada um destes é desdobrado em planos operacionais.
2. Escola do design: estratégia como um processo de concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica.
3. Escola do posicionamento: estratégia