Hist Ria Da Psicologia
1º Quais as transformações socioculturais necessárias para o surgimento de uma psicologia científica?
2º Comente alguns aspectos sociais e comercias que precederam a sociedade moderna e o aparecimento da psicologia científica.
3º Faça uma síntese do penúltimo capítulo pág. 61/87 do livro Psicologia: Uma nova introdução, Luis Cláudio M. Figueiredo.
Resolução
1º A psicologia em si, só ganhou importância como ciência em meados do século XIX, foi quando surgiram homens dispostos a estudar a psicologia, tornando-a uma ciência independente. Dessa iniciativa foi que surgiram instituições voltadas para a produção e transmissão do conhecimento psicológico. Para se tornar ciência, era necessário provar que a psicologia tinha um objetivo próprio e métodos adequados para o estudo, e que ela era capaz de se firmar como independente. Porem na Antiguidade, grandes sistemas filosóficos estudava noções e conceitos que hoje pertencem à psicologia. Na Idade Moderna, áreas como a física, a anatomia, a medicina, a fisiologia e a sociologia também estudava comportamentos e ações humanas, que também faziam parte da psicologia. Em conseqüência disso, o estudo da psicologia se tornou um tanto quanto complexo. Ainda hoje, o estudo psicológico mantém relações estreitas com os estudos das ciências biológicas e sócias.
2º Inicialmente, os membros de certo grupo produziam seu próprio sustento, ou seja, para atender suas necessidades A execução dessa atividade ganhou um novo rumo quando os produtores passaram a trocar seus produtos para suprir a falta daquele que ele não produzia, assim, cada produtor investia naquilo que era sua especialidade. Havia também aqueles que não possuíam condições para produzir e vendiam sua força de trabalho para a produção de um chefe. O surgimento do mercantilismo descaracterizou o sistema social que existia anteriormente, uma vez que o indivíduo vai à busca do seu sustento individual e acaba por perder uma porção de apoios e meios de sustentação.