Hist Ria Da Psicologia Da Educa O
James Mckeen Cattell (1860-1944)
Nascido em Easton , Pensilvânia em 1860, foi um funcionalista da Psicologia americana representada em sua vida promovendo abordagens de práticas em estudo com processos mentais , sua psicologia concentrava-se nas capacidades humanos no conteúdo da consciência.
Cattell interessou-se pela Psicologia em virtude das próprias experiências com as drogas . Ele experimentou várias substancias, como haxixe, a morfina, o ópio, a cafeína, o cigarro e o chocolate e descobriu interesse tanto pessoal como profissionais e documentou em uma revista os efeitos das drogas no funcionamento cognitivo. Reconheceu a importância da Psicologia observou seu próprio comportamento e estado mental com grande interesse. Cattell começou a lecionar a Psicologia do estudo junto com Wundt na Alemanha após obter o doutorado , Cattell retornou aos Estados Unidos para lecionar em Bryn Marwr College e na University Of Pennsylvania .Tornou-se um dos primeiros psicólogo americano a destacar a quantificação, a classificação e graduação ensinando também análise estática dos resultados experimentais.
O rápido crescimento estático ofereceu aos psicólogos exatamente que sonhavam para sustentar a credibilidade cientifica . Além da estatística , Cattell interessou-se também pelo trabalho de Galton sobre a Eugenia.
Cattell foi o primeiro professor de psicologia no EUA a Universidade da Pensilvânia e editor de revistas e publicações cientificas, também foi ele que empregou a expressão “testes mentais” e durante o período que trabalhou na universidade administrou vários testes em alunos. Os tipos de testes eram medira amplitude e a variabilidade da capacidade humana. Os testes lidavam com as medidas sensório-motoras , os testes de inteligência usavam medições mais complexas de habilidade mental. Os trabalhos desenvolvidos por ele ao que se refere testes mentais reforçaram os movimentos funcionalistas na psicologia americana.
Cattell