Hipotese da Origem da Vida
1. Primórdios no gelo
A camada de gelo possivelmente formada no oceano há 3 bilhões de anos pode ter protegido alguns compostos orgânicos mais frágeis dos raios ultravioleta. Aliás, o frio pode ter sido um dos fatores fundamentais para ajudar as moléculas a sobreviver por mais tempo, permitindo a proliferação.
CIENTISTA que criou: Stanley Miller
2.Panspermia
No século 5 a.C. na Grécia, Panspermia é uma das hipóteses de que a vida foi trazida à Terra por meteoritos, asteróides e planetóides. A teoria propõe que a vida pode sobreviver aos efeitos adversos do espaço; como as bactérias extremófilas que podem ficar presas em matérias para viajar por um longo período até colidir com outros planetas. Quando essas bactérias extremófilas conseguem se adaptar às condições de outros planetas, a vida começa! Elas vão ser capazes de iniciar o processo de proliferação e evolução.
CIENTISTA que criou: Anaxágoras
3. Faíscas da vida
Um famoso experimento realizado na Universidade de Chicago em 1953 pode indicar o início de vida na Terra. A experiência consistia em simular as condições primitivas de 3 bilhões de anos. Para realizar todo o processo foi preciso de um recipiente fechado com um balão contendo água, metano, amônia, hidrogênio e descargas elétricas. Depois de um tempo de exposição diante das faíscas, alguns compostos orgânicos surgiram dentro do ambiente vedado, incluindo aminoácidos e açúcares.
CIENTISTAS que criaram: Miller e Urey
4. Origem da vida e argila
A argila pode ter sido responsável pelo início da vida. De acordo com uma ideia elaborada pelo químico Alexander Graham Cairns, a teoria mostra que a argila pode adsorver compostos orgânicos, desempenhando uma função de catalisador e protetor de reações protegendo inclusive de radiação.
CIENTISTA que criou: Alexander Graham Cairns
5. Origem por criação divina (criacionismo)
Essa é a mais antiga de todas as hipóteses sobre a origem da vida,