conectivos
Atividade 1: O que você já sabe
Professor, como o gênero narrativo vem sendo estudado desde o 6º ano, certamente os alunos já conhecem as principais características do conto, como foco narrativo, tempo e espaço, bastando relembrá-las. Procure apontar no texto quais são os elementos que garantem a atmosfera de suspense, como a omissão de nomes e de muitas características dos personagens e os motivos que levaram ao fato narrado.
Atividade 2: Breve definição de conto
Professor, faça uma leitura compartilhada da breve definição de conto dada aos alunos. Em seguida, solicite que eles respondam às questões que seguem. Se achar conveniente, sugira uma leitura silenciosa, para que possam prestar mais atenção.
Para concluir as atividades, os alunos devem respondem as questões que seguem. Faça a correção em sua lousa eletrônica, aproveitando para comentar aspectos que ainda não ficaram claros para os alunos.
Beco de flores
As estrelas dos barcos soavam desoladas ao largo da costa quando cheguei a Paraty. Embora fosse maio, chovia sem parar; ninguém se aventurava pelas ruas alagadas por causa do mau tempo; os hotéis pareciam acomodados à escuridão. Apesar disso andei durante horas para encontrá-lo. No meio do nevoeiro era natural que a túnica colasse ao meu corpo como uma armadura; as sandálias mergulhavam com ruído nas poças mais fundas. Atendendo a um comando subterrâneo eu segurava o punhal na mão direita: dentro de alguns instantes ia vê-lo diante de mim. Ao entrar no beco de flores tive a certeza de que ele caminhava ao meu encontro. Pisei tensa nas pedras lisas, as narinas abertas ao tóxico das plantas pendentes de muros e janelas. A essa altura a visibilidade era quase nula e as cãibras paralisavam os dedos em volta do punhal; no entanto não afrouxei nem um pouco a pressão. Isso não me impediu de estremecer ao surpreendê-lo sentado no chão. De fato a vontade de golpeá-lo enquanto ele estava