Hipertireoidismo
Fisiologia dos hormônios da Tireóide – Laura
A Tireoide é a maior glândula do corpo humano e está situada abaixo da laringe ocupando as regiões laterais e anterior da traquéia.
Ela é responsável pela secreção dos hormônios tiroxina (T4),triiodotirosina (T3) ,que são derivados do aminoácido tirosina. Ela também secreta o hormônio calcitonina , um hormônio com função de hipocalcemia.
Os hormônios T3 e T4 são responsáveis pelo aumento da taxa do metabolismo basal e sua síntese e liberação são controlados pelo hormônio Estimulante da Tireóide(TSH) produzido pela hipófise anterior.
A Tireoide é composta por um grande número de folículos fechados que possuem em seu interior um colóide e são revestidos por células epiteliais cubóides que secretam seus produtos no interior do folículo. O colóide possui em seu interior a tireoglobulina, uma proteína que contém em sua constituição cerca de 70 aminoácidos de tirosina, que é ao principal substrato que combinam com o iodo para a produção de T3 e T4.
A Tireoide possui um alto fluxo sanguíneo , apenas menor que o fluxo da glândulas adrenais, desse modo a secreção de T3 e T4 é reabsorvida das células epiteliais para o sangue, para que os hormônios realizem suas funções fisiológicas.
Quase todo o T4 E T3 produzido é transportado ligado à proteínas plasmáticas , o que resulta em um tempo de meia vida, que é a interação do hormônio com os tecidos que serão estimulados, longo;
T4 possui uma maior produção que T3, e é mais estável. Entretanto T3 é 4 vezes mais potente que T4, entretanto seu tempo de meia vida , é muito menor que o de T4.
Produção de T3 e T4
Para formar a quantidade ideal de tiroxina é necessária a ingestão semanal de 1mg de iodo na forma de iodeto. O iodeto ingerido é absorvido para corrente sanguínea da mesma maneira que o cloreto de sódio. E cerca de um quinto do que é ingerido é removido do sangue para as células tireoidianas , o resto é eliminado para os rins;
T3 e T4 são