Intemperismo Químico
ENGENHARIA DE MINAS
CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
MARIA LUIZA RODRIGUES
INTEMPERISMO QUÍMICO
13 DE FEVEREIRO DE 2014
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Introdução
Entende-se por intemperismo como o nome dado ao processo de transformação pelo qual a rocha passou para se transformar em solo, sendo que ele ocorre sobre as rochas e minerais, além disso, também pode ser definido como um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos, que atuam sobre as rochas e minerais expostos na atmosfera. Neste trabalho será explicado os processos químicos de oxidação, hidrólise, hidratação e dissolução que as rochas sofrem. Também abordaremos sobre o capítulo 8 do livro Decifrando a Terra, através das explicações das figuras 8.18 e 8.19 e através da elaboração de duas perguntas sobre o mesmo.
Oxidação
A oxidação é um processo químico, onde um metal reage com o oxigênio atmosférico ou com o oxigênio presente na água formando óxidos. Nas rochas ricas em minerais ferromagnesianos é muito comum a reação de oxidação devido a quantidade de Ferro presente nessas rochas. Na oxidação do Ferro, o Ferro oxidado ganha novas características, como por exemplo, a coloração avermelhada, já que essa reação destrói a estrutura cristalina dos minerais. Isso explica o fato de muitas rochas apresentarem em determinadas áreas coloração vermelha, parecida com ferrugem.
O Piroxênio é um mineral presente em quase todos os tipos de rocha ígnea e em rochas metamórficas de temperatura média a alta. São minerais constituídos por cadeias simples de tetraedros de sílica.
No processo de oxidação o Ferro presente no piroxênio(FeSiO3) forma a Hematita(Fe2O3) através da combinação entre o Ferro e o Oxigênio, e a Sílica presente no Piroxênio é liberada para o meio em que a rocha se encontra.
Segue abaixo a reação de oxidação do piroxênio:
Piroxênio + Oxigênio → Hematita + Sílica dissolvida
4FeSiO3