Hipertensão como tratar
Benefícios da Atividade Física para o Aparelho
Locomotor Passivo
Tutor presencial: André Pereira dos Santos
Centro Universitário Claretiano
Batatais, 2014
O objetivo deste trabalho é trazer melhor qualidade de vida para as pessoas através da prática da atividade física. Sabemos que hoje a grande maioria de pessoas com quadros de doenças como a hipertensão, a obesidade, o colesterol alto, é devido ao sedentarismo, que nos dias atuais é muito comum. Devido à correria do dia a dia cada vez mais pessoas vem se alimentando mal, não praticando atividade física, e como consequência doenças. Este trabalho tem como objetivo tirar algumas dúvidas em relação a pessoas com quadro de hipertensão, qual o tratamento indicado, e qual a melhor forma de se prevenir.
A hipertensão arterial ou pressão alta permanece na atualidade como um dos grandes problemas de saúde pública, tanto em países desenvolvidos com em países em processo de desenvolvimento. No Brasil estima-se que cerca d 15-20% dos indivíduos adultos tenham hipertensão arterial.
Exercícios são habitualmente recomendados como uma abordagem de tratamento e prevenção da hipertensão arterial indivíduos fisicamente ativos e com melhor condicionamento físico tem menor risco de desenvolver hipertensão arterial. Exercícios realizados regularmente têm efeito preventivo contra a hipertensão arterial além de atuar favoravelmente em outras doenças que são comuns nos hipertensos como obesidade, diabetes e colesterol alto. Não é qualquer exercício que promove essa prevenção. Os exercícios conhecidos como aeróbicos (caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica entre vários outros), são os que mais exercem esse efeito protetor. A quantidade e o tempo de exercício realizado também são muito importantes. Os melhores resultados aparecem quando se realiza exercícios aeróbicos, como caminhadas, por 30 a 60 minutos, no mínimo três vezes por semana, embora o ideal seja