Hipotensão
Hipotensão ou pressão baixa é um distúrbio onde os valores da pressão arterial estão abaixo do valor normal, podendo gerar problemas, devido às células não receberem a quantidade suficiente de oxigênio e nutriente.
A hipotensão pode ser sinal indicativo de uma doença de maior ou menor gravidade, onde na doença mais grave, é uma das manifestações que costuma estar acompanhada de outros sinais ou sintomas.
Somente o médico pode afirmar se a pessoa com hipotensão apresenta alguma doença.
Em pessoas adultas, considera-se como hipotensa, quando os níveis da máxima estão abaixo de 90mmhg(ou 9cm de hg).
Na situação de hipotensão mais grave, denominamos choque, onde a pressão do sangue nas artérias é insuficiente para manter a irrigação dos tecidos, e pode acontecer em:
- Hemorragias externas profusas (abundantes);
- Reações alérgicas a medicamentos;
- Picadas de insetos;
- Envenenamentos;
- Traumatismo;
- Desidratação;
- Sangramentos internos;
- Queimaduras externas e profundas;
- Intoxicações severas;
- Doenças da glândula suprarrenal;
-Algumas doenças do coração, agudas ou crônicas;
- Moléstias agudas dos pulmões, tanto dos seus vasos como em infecções severas.
Em situações clinica mais graves e alarmantes acompanhadas de outros sintomas como: dores; suores abundantes, aceleração dos batimentos cardíacos, perda de consciência, parada no funcionamento dos rins e etc...exigem atendimento médico de emergência, podendo em situações crônicas ser fatal.
A hipotensão também pode ocorrer quando a pessoa, ao mudar subitamente a posição do corpo, sente tontura ou visão turva, onde esta passa em alguns segundos. É o que acontece quando ficamos agachados e ao levantar subitamente, sente tontura chegando a oscilar o corpo ou até cair. Neste caso chamamos de hipotensão postural ou ortostática. 1.2 Sintomas:
É possível ter hipotensão sem manifestar sintomas aparentes, mas os sintomas mais comuns são:
- fadiga (crônica) com certa fraqueza;
-