Doutrinas Do Sus
Enfermagem
THAINA FAGUNDES DE OLIVEIRA
DOUTRINAS DO SUS – INTEGRALIDADE, UNIVERSALIDADE E EQUIDADE
Bragança Paulista
2014
THAINA FAGUNDES DE OLIVEIRA
R.A. 001201403023
DOUTRINAS DO SUS – INTEGRALIDADE, UNIVERSALIDADE E EQUIDADE
Trabalho entregue a disciplina de Saúde Pública como exigência parcial para composição de avaliação da N1, sob a orientação da professora Grazielle Bertolini.
Bragança Paulista
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESEVOLVIMENTO 5
2.1 Universalidade........................................................................................................5
2.2 Equidade 5
2.3 Integralidade 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS......................................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, houve um aumento significativo de óbitos da população brasileira causada por doenças crônico-degenerativas. Doenças cardiovasculares são as principais causas de morbidade no mundo, tendo como fatores de risco sinérgicos a diabetes mellitus e a hipertensão arterial.
A prevalência de diabetes mellitus no Brasil tem um maior índice em idosos acima de 70 anos, sendo que em 50% dos casos chegam a não saber do diagnóstico e 25% não fazem nenhum tipo de tratamento.
No caso de hipertensão arterial o índice chega a 20% em adultos e 65% em idosos, sendo responsável pela maior parte dos casos de aposentadoria precoce e ausência no trabalho.
Medidas curativas e de prevenção são de extrema importância para evitar que as doenças se agravem mais e que o indivíduo tenha uma melhora na qualidade de vida, mas para isso é necessária uma mudança em seu estilo de viver.
Visando um objetivo central em promoção da qualidade de vida e intervenção dos fatores que a colocam em risco, o Ministério da Saúde criou em 1994 o Programa Saúde da Família (PFS). Com a promoção da saúde através de ações básicas, foi permitido um acompanhamento mais amplo