SUS DOUTRINAS E ATRIBUIÇÕES
DOUTRINAS
UNIVERSALIDADE – Onde todo e qualquer indivíduo tem direito ao acesso a saúde promovida pelo Estado ou empresa privada contratada pelo estado.
EQUIDADE – Direcionar o tratamento a todos os cidadãos porém respeitado a necessidade de cada área especifica, todo o cidadão é igual perante o SUS e deverá ser atendido sem barreira ou privilégios até onde o sistema poder oferecer.
INTEGRALIDADE – Cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade/ as ações de promoção, proteção e recuperação não podem ser compartimentalizadas/ as unidades prestadoras do serviço também formam um todo indivisível que nos seus níveis de complexidade oferecem um sistema de prestar assistência integral ao indivíduo.
PRINCIPIOS
HIERARQUIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO - Os serviços devem ser organizados em níveis complexidade crescente, regionalizando por área geográfica e demográfica. Devendo este serviço ser prestado, em todas as modalidades assistenciais, a uma população determinada possibilitando promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo. O acesso da população deve-se dar pelo serviço de atenção básica, que deve estar apto a resolver a grande maioria dos problemas demandados pela população, quando isto não for possível deve ser encaminhado a outros níveis tecnológicos.
RESOLUBILIDADE – Quando o indivíduo procurar o serviço este deve estar apto para resolver seu problema até o limite de sua capacidade tecnológica.
DESCENTRALIZAÇÃO – A esfera mais próxima do problema deve ter autonomia para fazer o planejamento e decisão para que o problema seja mais rapidamente resolvido. Assim o que é competência do município deve ser responsabilidade do governo municipal, o estadual do governo estadual e o federal do governo federal. Deve-se haver uma grande intenção da municipalização da saúde, trazendo cada vez mais poder de decisão aos municípios.