Artigo: Diabetes e Hipertensão
Título:
A hipertensão no paciente diabético
Hipótese: A manutenção do tratamento do diabetes é a estratégia chave para chegar ao controle glicêmico apropriado. E os pacientes diabéticos usam com frequência, um número alto de medicamentos, não somente para essa patologia, mas também para hipertensão arterial, o que tem tornado a adesão ao tratamento um grande desafio.
Problema:
Qual o maior desafio no tratamento da hipertensão no paciente diabético?
Objetivo geral:
Esclarecer o uso adequado de medicamentos para pacientes diabéticos e hipertensos.
Objetivos específicos:
1º Verificar em que grau da diabetes o paciente pode adquirir hipertensão;
2º Verificar se o paciente diabético que utiliza a medicação adequadamente pode chegar a um quadro de hipertensão;
3º Quantificar os medicamentos utilizados para tratar a diabetes e os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão arterial.
Justificativa:
A diabetes é uma doença não transmissível que acomete hoje uma grande parte da população, tornando assim um problema de saúde pública. A diabetes, se não tratada, ou se tratada de maneira incorreta, pode progredir a diabetes crônica, levando também a um quadro de hipertensão arterial.
Assim sendo escolhemos dissertar sobre este tema porque é uma preocupação para a saúde pública e para a área farmacêutica o uso inadequado de muitos medicamentos utilizados concomitantemente.
Metodologia:
O presente trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, no qual foram utilizados 3 artigos científicos correspondentes ao intervalo do ano de 2001 a 2012. Foram utilizados materiais bibliográficos como revistas e artigos.
A busca informatizada para localização dos artigos foi feita através de sites da internet, tais como: . Todo o material colhido foi analisado e serviu como base para a elaboração deste trabalho.
Introdução:
O presente